
Entrevista com a Cerimonialista Roberta Girelli
Compartilhe
Me chamo Pedro Wolf, sou fotógrafo de casamento e família desde 2012 e acredito no poder que a fotografia tem de contar e registrar histórias preciosas de nossas vidas.
A organização de um casamento é uma tarefa difícil e sem dúvidas, um assessoria profissional é essencial para o sucesso do evento.
Venho compartilhar com você uma entrevista incrível com a cerimonialista de casamentos Roberta Girelli, uma grande referência para nosso estado do Espírito Santo.

Pedro Wolf: Roberta, primeiramente, gostaria de agradecer sua disponibilidade para dar esta entrevista e podermos levar um conteúdo tão interessante para o mercado de casamento e para os noivos. Para você, qual o significado do Casamento?
Roberta Girelli: Casamento é a consolidação do amor de duas pessoas. É tomar a decisão de formar uma família, de unir sonhos, dividir as dores, ter alguém para te apoiar e te ajudar em todos os momentos, nos bons e nos ruins. É ver no outro o complemento do que falta em você.
Pedro Wolf: Há quanto tempo você atendende o mercado?
Roberta Girelli: Trabalho com casamentos há 11 anos
Pedro Wolf: Como começou a sua história com a assessoria de casamentos?
Roberta Girelli: Comecei a trabalhar com eventos corporativos há 14 anos, fazia congressos, treinamentos e feiras. Nesse tempo, muitos dos meus clientes começaram a casar, os amigos começaram a casar e como eu já trabalhava com eventos eles me procuraram para organizar seus casamentos.
Com essa demanda, fui para São Paulo fazer um curso específico na área de casamentos. Uma amiga ia casar logo depois e aceitou que eu organizasse e fizesse o cerimonial da festa dela e assim eu comecei, um foi falando para o outro e aqui estou. Hoje 90% dos meus clientes são da área de casamento.
Pedro Wolf: Quais são as características mais importantes para uma cerimonialista, na sua opinião?
Roberta Girelli: Organização, transparência e jogo de cintura, além, claro, de uma boa dose de sensibilidade. Trabalhamos com as mais variadas personalidades e sonhos, precisamos ter a sensibilidade e respeito a cada um desses sonhos.
Precisamos estar sempre atentas ao que acontece a nossa volta, principalmente no dia do evento, essa percepção do que pode acontecer evita muitos acidentes e situações desagradáveis.

Pedro Wolf: Qual o período de antecedência ideal para a contratação da assessoria?
Roberta Girelli: Sempre falo que não existe um período ideal. Já planejei casamentos com 4/5 meses de antecedência. Não gosto de engessar as regras, cada casal tem uma situação que precisamos respeitar e saber trabalhar com os prazos. O que explico é que quanto maior a antecedência mais fácil conseguir escolher os profissionais. Quanto mais perto da data menos opções de fornecedores nós temos.
Mas se tiver que falar um prazo, diria 1 ano.
Pedro Wolf: Como se inicia o todo o planejamento do casamento
Roberta Girelli: A primeira coisa a se fazer é definir o número de convidados, isso vai balizar tudo que será contratado. E também definir quanto será gasto com o casamento.Sempre começo com uma planilha que consta todos os gastos do casamento, e aí o casal já consegue visualizar se o orçamento é viável para aquele número de convidados. A partir daí começamos a contratar pelos profissionais que só fazem um evento por noite.
Pedro Wolf: Qual o diferencial da sua assessoria?
Roberta Girelli: Organizo cada evento com muita transparência e dedicação, e procuro trabalhar de uma forma bem organizada, muita planilha, muita mesmo. Trabalho com um sistema online, onde os noivos conseguem acompanhar todo o planejamento, desde o financeiro, lista de convidados e cronograma, dizendo quando precisam fazer cada etapa. E se eles quiserem que os pais acompanhem, também podem, e assim conseguimos diminuir um pouco da ansiedade natural dos noivos e seus familiares.
Pedro Wolf: A internet é uma excelente fonte de inspirações, porém pode se tornar um problema devido a enorme quantidade de informações. Como ajudar os noivos com tanta coisa disponível nas redes sociais?
Roberta Girelli: Sempre gosto de alinhar as expectativas, toda noiva tem uma pastinha de inspirações, e isso é muito legal para conhecermos bem o gosto do casal. A partir dessas inspirações auxilio para ver o que é possível ser feito no local onde será a festa, pois nem tudo é possível e também gosto de alinhar com o orçamento. Assim vamos ajustando o que cabe e o que precisamos descartar. Vamos sempre alinhando as prioridades.
Pedro Wolf: Qual ou quais dicas importantes você dá ao seus casais?
Roberta Girelli: Cada casamento é único, não existe uma regra. Faça aquilo que irá deixar vcs dois felizes, não escute muito a opinião dos outros, a vida a dois começa aqui, no planejamento de tudo, exercitando já nas decisões que precisam ser tomadas pelo casal, e que no futuro, terão muitas. Só vocês que lembrarão de cada detalhe da festa daqui a 10, 20, 30... anos, ninguém mais lembrará se a cor da toalha que vc escolheu era branca ou off White.
Escolha bons profissionais e confie no trabalho deles, mas caso no dia algo de errado, não deixei que isso estrague a sua festa, lembre-se, só vcs sabem o que foi contratado, nenhum convidado sabe se tinha a flor A ou B, se a lembrança era em outra embalagem ou não.
E por fim, curta bastante o seu dia, passa muito rápido!

Pedro Wolf: O que os noivos devem fazer para facilitar o seu trabalho?
Roberta Girelli: Confiar! Confiar nas decisões e confiar nos fornecedores que serão contratados.
Pedro Wolf: O que você considera essencial para o sucesso de um evento?
Roberta Girelli: Fornecedores alinhados e comprometidos. Mas aquela velha frase ainda vale: boa música, boa comida e bebida gelada! É o que mais agrada aos convidados. ;)
Pedro Wolf: Imprevistos acontecem, por mais que haja planejamento. Conte-nos um imprevisto que exigiu jogo de cintura para ser superado.
Roberta Girelli: Tem vários, rsrsrs. Mas o que mais marcou em todos esses anos foi uma noiva que passou mal e desmaiou no meio do casamento.
Eles moravam na Euroupa e vieram casar no Brasil. Era fevereiro, um calor danado, não estavam mais acostumados ao nosso clima. O vestido, que foi comprado lá há meses atrás, estava um pouco apertado.
Ela não queria atrasar de jeito nenhum, mas a mãe dela atrasou para chegar na cerimonia e com isso ela ficou muito nervosa. Ficou dentro do carro, tomou uma taça de espumante e aí, juntou tudo, o nervosismo e ansiedade, e ela não aguentou. Logo que chegou ao altar ela começou a respirar fundo e percebemos que iria desmaiar. Colocamos duas cadeiras para os noivos se sentarem no altar, acho que ela nem ouviu o que o Pastor falou, fechou o olho, respirou fundo e vomitou em cima do vestido. Tadinha!
O noivo foi acudir e ela vomitou novamente em cima dele e logo depois desmaiou.
Como a cerimônia foi no mesmo local da festa, a levamos para a sala vip. Depois de recuperada tínhamos que dar um jeito no vestido, pq ele fedia muito, não tinha condições dos dois ficarem com a aquelas roupas, tanto ela quanto ele. E ai, não sei o que houve na cabeça dela que não queria mais falar com o noivo. Caos total!
Enquanto isso, pedi ao buffet para iniciar o serviço.
Consegui administrar a situação dos dois que conversaram e se entenderam. Conseguimos um maquiador para ela e outro vestido. Não sei nem como (risos).
Mas eles voltaram e recomeçamos a cerimonia, porque as alianças nem tinham entrado ainda.
Pedro Wolf: Conte-nos uma experiência marcante ao longo da sua carreira.
Roberta Girelli: Todos os eventos pra mim são marcantes, e isso não é clichê. Claro, que temos alguns casais que nos aproximamos mais que os outros, mas adoro conhecer as historias de cada um e me emociono em cada casamento, sou manteiga derretida, se tiver votos então, já era, choro na certa (risos).
Dificil falar de um momento só.
Os imprevistos são as coisas que mais marcam, mas já me surpreendi com noivos que na hora dos agradecimentos falaram primeiro o meu nome, antes dos pais e convidados, isso marcou, me emocionou.
Obrigado mais uma vez Roberta pelo seu tempo dedicado a conceder essa entrevista.
Conheça mais do trabalho da Cerimonialista Roberta Girelli em suas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/robertagirelli
Facebook: https://www.facebook.com/robertagirellieventos